Ceia do Senhor – Apenas um memorial? Ou ato Rotineiro?



Diante de algumas dúvidas que me surgiram durante minha caminhada com Cristo, me vi na obrigação de buscar esclarecimento sobre tal tema.
A pergunta principal é: Porque algumas igrejas celebram a ceia apenas uma vez ao mês, e outras todos os domingos? Há ainda as que a celebrem de três em três meses, ou quinzenalmente, há também as que para meu espanto celebram-na apenas uma vez ao ano!
Primeiramente é importante lembrar que palavra de Deus não especifica periodicidade de celebração. A palavra do Senhor nos diz: “E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. 1 Coríntios 11:24”
E também nos diz:” Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. 1 Coríntios 11:25”
Seria então um equívoco de nossa parte celebra-la apenas todos os domingos como fazem os católicos? Não, seria um equívoco dizer que eles estão errados...
Alguns documentos históricos deixam claro que a ceia do Senhor era celebrada todos os domingos, a exemplo do que hoje fazem nossos irmãos católicos, mas por questões puramente “logísticas” houve a necessidade desta mudança. Vejam o que diz a Carta Pastoral sobre os Sacramentos da igreja metodista: “A Ceia do Senhor no princípio era celebrada todos os domingos como uma espécie de “aniversário” da morte e ressurreição de Jesus. O nosso culto dominical como o conhecemos hoje nasceu a partir da celebração da Ceia do Senhor. Por isso na maior parte das igrejas há a mesa da comunhão bem no meio do altar. [...]Mas houve uma época em que não havia pastores e missionários para atender dominicalmente a todas as igrejas e congregações, de modo que os pastores tornaram-se itinerantes, viajando continuamente de um lugar ao outro para atender as muitas e longínquas congregações. A Ceia era celebrada só quando o pastor estava presente na Congregação, e não mais dominicalmente. Via de regra a Ceia ficou sendo celebrada uma vez por mês, mas há igrejas que a celebração é quinzenal e em outras poucas a celebração é dominical.[...]”
Sabemos todos que a ceia do Senhor é um momento Solene, um momento de reconciliação, de confissão e perdão de pecados! Não é um momento triste, mas de alegria pelo sacrifício de Cristo em Nosso Favor! É simples e óbvio: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Romanos 3:23-25” A Mesa é posta a todos nós, sem distinção alguma. Não existe base bíblica para tal afirmação! A Palavra do Senhor nos é clara que é para todos! Um traidor se assentou a mesa com Cristo! Faz-se necessário apenas uma observação a quem desta mesa for participar: “Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. 1 Coríntios 11:27-29
A Páscoa Judaica, que foi o momento celebrado por Cristo do qual foi extraído o rito da Santa Ceia que conhecemos hoje.
A Ceia de Páscoa era celebrada em família, e de acordo com o livro do Êxodo: “Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. Êxodo 12:3-4”
É importante entendermos que uma coisa não anula a outra no sentido da celebração, o Velho testamento apenas comprova a missão de Cristo!
“A experiência da Ceia do Senhor é, portanto, o momento em que obedecemos a ordem de Jesus de repetirmos a refeição da última Ceia de Páscoa num encontro de comunhão, amizade e inclusão.”
Celebremos, pois em união e amor este maravilhoso momento! Declarando sempre que “Todas as nossas fontes estão em Deus”  Salmos 87:7b

No Amor do Sar Shalom
Pastor Gregory Rodrigues Lages dos Reis

prgregoryster@gmail.com


0 comentários:

Postar um comentário